Dj Open Format

Cada vez mais os DJs estão adotando o estilo “Dj Open Format” mas o que isso significa de fato para um DJ?

Ser um DJ open format está muito acima de não ter um estilo musical específico, e fazer sets com músicas aleatórias, um set open format de um dj deve ser muito coerente para não cair no ridículo. Vejo que muitos Djs se aproveitam da nomenclatura “formato aberto” traduzido ao pé da letra para fazer misturas absurdas de ritmos e beats que não fazem o menor sentido.

Eu resolvi abordar este tema no primeiro capítulo de 2018 do Renato Dj Responde, no canal do you tube do Segredos dos Djs, e aproveito para ir até lá e discutir juntos sobre esse tema que está na moda atualmente.

Já vi Djs misturando funk com forró, sertanejo com música baiana, edm com rock… fazer somente a mistura de estilos não é a garantia de um set open format. Gosto muito de citar a Dj Lady Style como um grande exemplo de sets e rotinas open format, ela consegue fazer isso com maestria, confira no canal do you tube da lady style.

No Brasil Djs que participam do Red Bull Tree Style também estão utilizando o open format em suas rotinas, inserindo tone plays, word plays e abusando da criatividade na hora de se apresentar, vale a pena conferir suas apresentações e ter uma boa referência de como misturar ritmos e estilos com muita coerência e bom gosto!

Djs de eventos sociais também tem um conhecimento muito amplo de música e são grandes “fazedores” de sets open format, mas como eu já disse, apenas misturar as músicas não é o suficiente para ser considerado um DJ open format!

O que você acha sobre esse assunto? Deixe seu comentário com sua opinião

Um abraço
Renato Dj


Leave a Reply

Your email address will not be published.